Voltar às Notícias

PPR Series Short Track Teresina une esporte, turismo e movimenta a economia

O Complexo Turístico da Ponte Estaiada, em Teresina, foi o placo da PPR Series Short Track Teresina, evento de mountain bike que movimentou a capital piauiense neste sábado. Cerca de 150 ciclistas da cidade e também de outros municípios do Piauí marcaram presença no evento que reuniu esporte, turismo e também movimentou a economia.

Para Daniel Freitas, organizador do evento, o balanço foi extremamente positivo. A PPR Series Short Track Teresina surgiu com esse propósito de levar a experiencia da Picos Pro Race, maior prova de mountain bike do Norte e Nordeste, que acontece em Picos, para outros municípios. “Escolhemos Teresina para abrir essa série de eventos que vai percorrer todo o Piauí mostrando pontos turísticos favoráveis para a prática do ciclismo, para o mountain bike. Como não podia deixar de ser, o evento aconteceu no complexo Turístico da Ponte Estaiada, principal cartão postal da cidade, e que possui trilha favorável a pratica do mountain bike. Conseguimos reunir ciclistas, familiares e o público em geral que abraçou o evento e veio nos prestigiar. Somos gratos por isso e vamos preparar algo ainda maior para 2023”, adianta.

Fernando Correia Lima, presidente da Federação de Ciclismo do Piauí, destacou que eventos como esses contribuem para o ciclismo de todo o Estado. Ele lembrou que a prova vale pontos no campeonato piauiense. “É um evento com a marca do Daniel que tem esse histórico com o ciclismo em todo o Piauí. Eventos como a Short Track fomentam o esporte, proporciona a participação de todos e promovem a integração entre todos. É uma prova também que vale pontos no campeonato, então, muitos ciclistas vieram se desafiar e contabilizar pontos que vão valer no ranking”, destaca.

Lia Daniele foi a campeã da Elite Feminina. Já amante do mountain bike, ela conta que já costuma treinar XCO, mas que apesar de rápida, a prova foi muito desafiadora. Na competição, os atletas davam voltas em um circuito por 40 minutos e finalizavam com uma volta, em que subia no pódio aqueles que fossem mais rápidos. “Eu fiquei muito feliz de ter participado e também de ter ganho essa competição. Foi a primeira vez e eu não imaginava. Foi um evento muito bem organizado, que também estimula o turismo, e deu pra sentir um gostinho do que teremos com a Picos Pro Race”, diz.

Carlos Victor veio de Picos para participar do evento. Conseguiu subir no lugar mais alto do pódio e destacou o desafio de enfrentar a prova, sobretudo devido a chuva intensa que caiu durante a competição. “Sempre participo da Picos Pro Race e quando soube do PPR Series quis participar também, porque sei que é um evento organizado, com uma boa estrutura e que vai ser sempre desafiadora. Tivemos a chuva que acabou aumentando o grau de dificuldade da prova, mas vim disposto a dar o meu melhor. O resultado foi muito positivo”, comemora.

A PPR Series Short Track Teresina teve também o objetivo de contribuir com a geração de renda na cidade. Dezenas de barraquinhas marcaram presença comercializando comidas e bebidas. O Alexandre Barros costuma participar de eventos por toda a cidade. Ele tem um food truck em que comercializa crepe francês e açaí, além de bebidas. Ciclista, ele conta que não pensou duas vezes quando recebeu o convite para participar. “Eu trabalho com isso há 6 anos, quando recebi o convite do Daniel, fiz questão de marcar presença. As vendas foram boas. Com certeza um evento para toda a família que as pessoas precisam abraçar ainda mais”, pontua.

A Short Track Teresina também teve espaço para os pequenos atletas. Meninos e meninas com idade acima de 2 anos puderam participar de forma gratuita da prova. O Edson Emanuel aproveitou para levar o pequeno Edson Levi, de apenas cinco anos, para a prova. “Gostamos muito de poder trazer ele para participar. Um evento importante que coloca toda a família para prestigiar e é um estimulo para que as crianças possam gostar, cada vez mais do esporte”, avalia. O Levi concordou. “EU gostei muito de participar. Gosto de pedalar com meu pai”, disse ele, exibindo, orgulhoso a medalha que conquistou.

A PPR Series Short Track Teresina contou com o apoio do Governo do Estado, Fundespi, Prefeitura de Teresina, SAAD Leste, Semdec, Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Giro Radical, Rambeer, Humana Saúde. Além da prova de ciclismo, os presentes puderam conferir as atrações culturais como Rigo, Ensaio Aberto e o forró pé de serra de Flávio Augusto.

 


Postado em 24 Abr 2022